>

Vinhas Velhas

>

Vinhas Velhas

Vinhas Velhas

O Quinta das Carvalhas Vinhas Velhas, é produzido a partir de três parcelas centenárias de vinhas pós-filoxéricas com exposição norte, que contam com mais de vinte variedades de castas autóctones plantadas numa só parcela.

Estas parcelas históricas – a Raposeira, Costa da Barca e Cartola – representam o desempenho de um terroir especial, que se reflete num vinho de enorme complexidade, profundidade e potência.

Colheitas lançadas:

2010

2011

2012

2013

2014

2015

2016

2017

2018

2019

2020

2021

icone-guardar

Guardar até 20 anos

icone-temperatura

14-16ºC

icone-uva-cacho

Vinhas Velhas

icone-harmonization

Harmonização

Ensopado de Javali
Faisão Estufado
Cordeiro Assado
Costeletão de Boi
Imagem Garrafa Vinho

Parcelas de Vinha

A parcela da Raposeira aporta densidade e untuosidade ao lote, com uma expressão frutada mais direta e franca. Os taninos são gordos e suaves, conferindo volume e harmonia ao conjunto.
As parcelas do Cartola e da Costa da Barca são vinificadas em conjunto no mesmo lagar. Estas parcelas conferem ao vinho notas de frutos silvestres, com um perfil mais químico e austero. Destacam-se pela acidez elevada, complexidade e um carácter mais distinto e original.
A Raposeira serve de base estrutural ao lote, enquanto as parcelas do Cartola e da Costa da Barca, acrescentam carácter, nuance e sofisticação ao perfil do vinho.

Perfil do Vinho

Enorme complexidade aromática, mostrando a intensidade e profundidade das vinhas velhas, aliados a um perfil fresco, muito característico de vinhas viradas a norte. No nariz encanta pelos seus aromas de bosque onde se salientam notas de fruta preta, ervas do monte, especiarias, e terra molhada, combinando com subtis notas de baunilha e mostrando uma harmoniosa integração com a madeira de carvalho utilizada no estágio. Excelente volume de prova, potente e estruturado mas elegante com uma concentração e profundidade própria de vinhas de baixa produção. Taninos firmes e muito redondos, com sabores realçados por uma equilibrada acidez que torna a prova longa e persistente.

Vinificação e Estágio

Na adega, as uvas são submetidas ao ancestral processo de pisa a pé nos tradicionais lagares de granito, permitindo um maior contacto entre o mosto e as películas resultando assim numa extração suave mas constante. Este processo mantém-se crucial para a produção de grandes tintos, conferindo aos vinhos um perfil aromático muito complexo mas refinado, e muita estrutura mas com taninos de grande qualidade. Após a fermentação alcoólica, o vinho estagia em barricas de carvalho Francês (20% carvalho novo) por um período de 12 meses a temperatura controlada, permitindo assim, uma máxima expressão da personalidade destas Vinhas Centenárias.

Localização das Parcelas de Vinha

‍Parcela: Cartola
Casta: Mistura de Castas
‍Porta-enxerto: Rupestris du Lot
‍Área total: 1,3
‍Ano de plantação: 1932
‍Sistematização: Vinha tradicional
‍Altitude: 200m
‍Exposição: Norte

‍Parcela: Costa da Barca
Casta: Mistura de Castas
‍Porta-enxerto: Rupestris du Lot
‍Área total: 0,7
‍Ano de plantação: 1932
‍Sistematização: Vinha tradicional
‍Altitude: 200m
‍Exposição: Norte

‍Parcela: Raposeira
Casta: Mistura de Castas
‍Porta-enxerto: Rupestris du Lot
‍Área total: 2,7
‍Ano de plantação: 1932
‍Sistematização: Vinha tradicional
‍Altitude: 200-300m
‍Exposição: Norte

Conheça os Nossos Programas de Enoturismo